Compulsão alimentar: por que como demais?

Compulsão alimentar

A compulsão alimentar, também conhecida como transtorno da compulsão alimentar, é um distúrbio alimentar caracterizado por episódios recorrentes em que uma pessoa consome uma quantidade significativamente maior de comida do que a maioria das pessoas em um período de tempo limitado, acompanhado de uma sensação de falta de controle durante o episódio. Esses episódios são frequentemente acompanhados de sentimentos de culpa, vergonha e desconforto emocional.

Desde que nascemos, não nos alimentamos só por fome. Quando o bebê busca o seio da mãe, ele busca também o afeto. O leite vem acompanhado de calor, aconchego, segurança, calma, tranquilidade, e uma série de coisas boas. Isso independente se é leite materno ou fórmula, o que importa é o momento da alimentação.  

Quando o bebê nasce, ele não sabe diferenciar a fome de qualquer outro incômodo que ele sente, como o frio, sono, cólica… e uma das tentativas de acalmar o bebê é sempre pela alternativa da alimentação, o que muitas vezes funciona e o bebê realmente se tranquiliza. 

Quando isto acontece repetidamente por muito tempo, entretanto, a criança associa que todo seu desconforto pode ser saciado pelo alimento. Está com frio? Comida. Está com sono? Comida. Este padrão, então, é levado para a vida adulta.  

Na vida adulta, porém, outros sentimentos podem nos causar desconforto, como por exemplo angústia, tristeza, ansiedade, e muitas vezes nem sabemos o que está causando estas sensações. Por não saber e querer aliviar de forma rápida o vazio causado por estes sentimentos, recorre-se então, à comida. A comida traz uma falsa sensação de completude, de que tudo está bem, mas na verdade ela só é um tapa buraco para uma questão mais profunda, estas questões psicológicas podem levar a compulsão alimentar.

O que vai resolver mesmo é buscar entender o que está te fazendo comer tanto. Se é a ansiedade, então, como lidar com esta ansiedade, da onde ela vem? Se é alguma frustração, como lidar com isto? A resposta é: Análise. Dificilmente você vai conseguir entender e lidar com estes sentimentos sozinho. A análise vai te permitir amadurecer e elaborar estas emoções, só assim você não irá descontá-las na comida. 

O transtorno da compulsão alimentar pode ter graves consequências para a saúde física e emocional, incluindo ganho de peso significativo, obesidade e problemas de saúde relacionados à obesidade.

É importante procurar ajuda profissional. A psicanálise pode ser uma ferramenta valiosa. Agende agora a sua consulta de psicanálise e dê o primeiro passo em direção ao seu bem-estar emocional. Clique aqui para agendar a sua consulta

Falei mais sobre isso na minha LIVE “Por que você come tanto? Um bate papo sobre Ansiedade e Alimentação.” No Youtube com a nutricionista Luana Bicalho. Clique aqui para assistir! 

Dúvidas? Fale conosco!
1